Cuidados Essenciais com o Coto Umbilical do Seu Bebê

Manter o cuidado adequado do coto umbilical preveni infecções e garante a cicatrização saudável do umbigo do recém-nascido. Um coto bem cuidado cai naturalmente, contribuindo para a saúde

CUIDADOS COM O BEBÊ

11/27/20241 min read

Entendendo o Coto Umbilical

A chegada de um bebê é um momento repleto de novas responsabilidades para os pais. Um dos cuidados iniciais mais importantes envolve o coto umbilical, a parte que conecta o bebê à placenta durante a gestação. Após o nascimento, o coto umbilical é cortado, mas ele permanece no corpo do bebê até cair naturalmente, o que geralmente ocorre entre 7 e 20 dias de vida. Neste período, é fundamental que os pais saibam como cuidar dessa área

Como Cuidar do Coto Umbilical

  1. Mantenha a área limpa e seca: O coto umbilical deve ser mantido limpo e seco para prevenir infecções. Evite cobrir o coto com fraldas, pois o calor e a umidade podem facilitar o crescimento de bactérias. Quando trocar a fralda do bebê, dobre a parte de cima dela para que ela não encoste diretamente no coto.

  2. Limpeza com álcool 70%: Realizar a limpeza após as trocas de fralda e depois do banho.

  3. Observação cuidadosa: manter sempre a atenção para identificação precoce dos sinais de infecção.

  4. Deixe o coto cair naturalmente: em hipótese alguma tente acelerar o processo puxando.

  5. Evite cobrir o coto umbilical: Não é indicado cobrir com faixas ou colocar moeda sobre o coto umbilical, atenção com o elástico de calças e bermudas para não deixar em cima.

Quando Procurar Ajuda Médica

  • Vermelhidão excessiva;

  • Secreção com mau cheiro (pus);

  • Sangramentos;

  • Febre no bebê (pode indicar infecção local).

Em suma, os cuidados com o coto umbilical são simples, mas essenciais para a saúde do seu bebê, logo, é importante se manter atento e seguir as recomendações adequadas. Com atenção e carinho, você garantirá um processo de cicatrização tranquilo, permitindo que você e seu pequeno desfrutem desse novo capítulo juntos.